By DALL-E |
A taxa de incidência global é de aproximadamente 1% a 2% e a taxa de suicídio é de 9% a 15%. O comprometimento cognitivo é um dos sintomas centrais do TB, o que pode levar a déficits de atenção, memória e função executiva. As características clínicas do Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) incluem instabilidade na regulação emocional, baixo limiar para tolerar situações de separação ou abandono, prejuízo em funções do ego (como autoimagem e autodirecionamento), dificuldade no controle dos impulsos, relações interpessoais difíceis, sentimentos crônicos de vazio ou raiva, propensão à episódios dissociativos, risco de automutilação e tentativas recorrentes suicídio. O TB frequentemente coexiste com TPB, tornando a condição mais complexa.
A função cognitiva refere-se à capacidade do cérebro de processar informações, incluindo habilidade perceptiva, memória de trabalho, atenção, inteligência, raciocínio lógico e capacidade de pensar. Tanto o Transtorno Bipolar quanto o Transtorno da Personalidade Borderline podem cursar com comprometimento cognitivo.
O artigo "Cognitive impairment in patients with bipolar disorder alone versus those with bipolar disorder comorbid with borderline personality disorder", publicado na World Journal of Psychiatry em 19 de agosto de 2024, é um estudo de caso-controle que explora o comprometimento cognitivo em pacientes apenas com Transtorno Bipolar em comparação àqueles que também apresentam comorbidade com Transtorno da Personalidade Borderline. Conduzido por Chao-Min Wang, Hua Xue, Bo Xin, Kun Zhang, Shuo Wang, Jin-Cheng Wang, Cui-Xia An e Na Li, do Departamento de Psiquiatria do Primeiro Hospital da Universidade Médica de Hebei, em Shijiazhuang, China.
De Janeiro de 2022 a Julho de 2022, 80 pacientes com TB e TPB comórbido e 80 pacientes apenas com TB foram incluídos nos grupos A e B, respectivamente, e 80 voluntários saudáveis foram incluídos como controles. Os pacientes dos grupos A e B foram ainda divididos em grupos de depressão bipolar e mania bipolar. Os critérios de inclusão foram: (1) O diagnóstico de TB estava de acordo com os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais americano. O diagnóstico de TPB foi confirmado usando um questionário de diagnóstico de personalidade (PDQ-4+) e exame clínico de Transtorno da Personalidade (SCID-II); (2) idade entre 18-45 anos, independentemente do sexo; (3) curso da doença superior a 2 anos; (4) a duração do uso de antidepressivos, antipsicóticos atípicos ou estabilizadores emocionais foi menor que 14 dias, e medicamentos benzodiazepínicos não foram utilizados; (5) nenhuma terapia eletroconvulsiva foi administrada nos últimos 6 meses; (6) os sujeitos conseguiam ler e entender completamente os conteúdos da escala de pesquisa; e (7) os sujeitos ou suas famílias forneceram consentimento informado por escrito. Os critérios de exclusão foram história de abuso ou dependência de substâncias, doenças orgânicas cerebrais anteriores ou atuais, doenças físicas graves não controladas, deficiência visual (incluindo daltonismo), deficiência auditiva e doenças físicas que afetam a função cognitiva.
A bateria repetível para a avaliação do status neuropsicológico (RBANS, Repeatable Battery for the Assessment of Neuropsychological Status) foi completada sob a orientação dos pesquisadores. O RBANS contém 12 subtestes incluindo atenção, função verbal, amplitude visual, capacidade de memória imediata e capacidade de memória tardia. Dentre esses, a memória imediata inclui dois subitens: aprendizado de vocabulário e recordação de histórias; amplitude visual inclui dois subitens: imitação gráfica e posicionamento de linhas; função verbal inclui dois subitens: nomeação de imagens e fluência semântica; atenção inclui dois subitens: extensão numérica e teste de codificação; memória tardia inclui quatro subitens: recordação de vocabulário, reconhecimento de vocabulário, recordação de histórias e recordação gráfica. As pontuações para cada item podem ser obtidas da tabela, e a pontuação total da escala é obtida somando as pontuações de todos os itens de acordo com a tabela. O teste de cores e palavras de Stroop avalia principalmente a conversão perceptual, atenção seletiva e inibição de padrões de resposta habituais. Ele é dividido em quatro partes: (1) Leitura de 30 palavras pretas "vermelho", "verde", "azul" e "amarelo"; (2) leitura de 30 blocos nas cores vermelho, verde, azul e amarelo; (3) leitura de 30 palavras com significados e cores inconsistentes; e (4) leitura de 30 registros de acordo com a cor da impressão. A escala de inteligência Wechsler revisada (WAIS-RC) inclui QI verbal e QI de desempenho. Pontuações mais altas de QI indicam melhor inteligência, segundo esta escala.
Este estudo constatou que os escores das dimensões de memória imediata, amplitude visual e função de linguagem, bem como a pontuação total do RBANS, além dos escores de QI verbal, QI de desempenho e QI total do WAIS-RC em pacientes com TB e TPB foram significativamente menores do que aqueles em pacientes com TB isolado. No teste Stroop de palavras e cores, os tempos de leitura de palavras únicas, cores únicas, palavras duplas e cores duplas dos pacientes com TB e TPB foram significativamente mais longos do que os dos pacientes com TB sem o TPB. Este resultado sugere que o comprometimento cognitivo em pacientes com TB associado ao TPB é mais grave do que em pacientes com TB isolado. Isso seria devido à disfunção estrutural cerebral de pacientes com TPB. Resultados de ressonância magnética (RM) em pacientes com TPB indicam volumes reduzidos do hipocampo e da amígdala ou apenas volume reduzido da amígdala. O dano estrutural cerebral em pacientes com TB e TPB é mais grave e pode ser uma das razões para o comprometimento cognitivo mais acentuado nessa população.
Este estudo também comparou a função cognitiva de pacientes com diferentes manifestações de TB. Os escores das dimensões de memória imediata, amplitude visual e função de linguagem e a pontuação total do RBANS em pacientes com depressão bipolar foram significativamente menores em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado. Os escores de QI verbal, QI de desempenho e QI total do WAIS-RC em pacientes com depressão bipolar foram significativamente menores em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado, enquanto os escores dos indicadores do teste Stroop de palavras e cores foram mais altos em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado. Os escores das dimensões de memória imediata e função de linguagem e a pontuação total do RBANS em pacientes com mania bipolar foram significativamente menores em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado. Os escores de QI verbal, QI de desempenho e QI total do WAIS-RC em pacientes com mania bipolar foram significativamente menores em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado, enquanto o tempo de leitura de palavras únicas, cores únicas, palavras duplas e cores duplas no teste Stroop de palavras e cores foi significativamente mais longo em pacientes com TB e TPB do que naqueles com TB isolado. Esses resultados sugerem que o comprometimento cognitivo em pacientes com TB e TPB é mais grave do que em pacientes com TB depressivo ou maníaco simples.
Para os leitores interessados, segue abaixo a referência bibliográfica do artigo, que pode ser obtido gratuitamente através do PubMed. Trata-se de uma publicação bem elaborada e de fácil análise dos resultados, incluindo a estatística aplicada para a obtenção das conclusões. Nesse caso, a pesquisa confirma a observação na prática clínica de que pacientes com esse tipo de comorbidade são mais difíceis de tratar e podem, em função de suas dificuldades cognitivas, apresentar maiores prejuízos no desfecho de seus tratamentos a longo prazo.
REFERÊNCIA
Wang CM, Xue H, Xin B, Zhang K, Wang S, Wang JC, An CX, Li N. Cognitive impairment in patients with bipolar disorder alone versus those with bipolar disorder comorbid with borderline personality disorder. World J Psychiatry. Aug 19, 2024; 14(8): 1174-1181 [DOI: 10.5498/wjp.v14.i8.1174] Published online Aug 19, 2024.
Por Décio Gilberto Natrielli Filho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua para o Blog Desvendando a Personalidade !!! Deixe sua mensagem !!!